Eco Lógico
Pesquisa

HISTÓRIA INVADE A BIBLIOTECA
Por Teresa Martins (Professora), em 2016/11/02788 leram | 0 comentários | 182 gostam
UM "EX-COMBATENTE" DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL SENSIBILIZOU OS ALUNOS DE 9.ºANO PELO SEU TESTEMUNHO COMOVENTE E DEVERAS ORIGINAL. TUDO OCORREU NA BIBLIOTECA, NO DIA 18 DE OUTUBRO. A ANA BEATRIZ SALGADO DO 9.ºD PRESENCIOU ESSE MOMENTO "HISTÓRICO".
A palestra apresentada por Gil Santos sobre a participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial foi, a meu ver, bastante interessante e cativante. A forma como Gil Santos se entregou à apresentação tornou impossível não lhe dar a nossa total atenção.
   Durante a palestra, o tempo pareceu passar mais rapidamente que o normal, no entanto, achei a primeira parte, em que foi apresentado um documentário sobre a Guerra das Trincheiras, um pouco entediante. A segunda parte, a mais empolgante, surpreendeu todos os presentes. A forma como Gil Santos sabia de todos os detalhes da vida do avô durante a guerra foi espantosa. De facto, a palestra foi de tal modo pormenorizada que cheguei a pensar que tinha sido o próprio Gil Santos a ir para a guerra no lugar do avô.
   Durante o relato, marcou-me também o facto de saber que quando os soldados portugueses sobreviventes voltaram a Portugal, estes “foram tratados como cães”, expressão utilizada durante a palestra. Fiquei igualmente chocada por saber que apesar de os soldados terem passado por condições horríveis, traumatizantes e extremamente desgastantes, o governo de então não lhes deu qualquer valor.
   Estar presente na palestra, despertou em mim uma certa curiosidade sobre a I Guerra Mundial. Na minha opinião, foi uma experiência que provavelmente não irei esquecer.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe