Eco Lógico
Pesquisa

O meu Pé de Laranja Lima de José Mauro Vasconcelos
Por Teresa Martins (Professora), em 2017/01/202111 leram | 0 comentários | 176 gostam
Durante as férias de Natal, alguns alunos aceitaram o "arrojado" desafio lançado pela professora de Português -a leitura de uma obra.
   Rui Gonçalves, Alexandra e Mariana Rafael do 8.ºD deixaram-se encantar pela história comovente de Zezé.
Esta história narra a infância de um menino de cinco anos, Zezé, que se torna amigo de um pé de laranja lima, a quem conta as suas muitas traquinices, aventuras e até as suas amizades.
    (...)
    O aspeto que mais gostei nesta obra foi o facto de esta criança, que aos olhos da maioria das pessoas que o rodeavam era um «diabinho», se ter tornado amigo de um adulto que, não deixando de o ver como qualquer menino de cinco anos, procurou perceber as atitudes de Zezé e valorizar o que de bom tinha no seu coração. Foi esta cumplicidade que se criou entre os dois que apreciei.
    O aspeto que mais me marcou pela negativa foi contactar com o Natal vivido por esta criança que não recebeu qualquer presente e teve algo para comer porque alguém teve pena da miséria da sua família. Fiquei bastante sensibilizado dado que dias antes tinha decorrido o meu Natal, onde nada faltou à mesa ou debaixo do pinheiro, cheio de prendas! Este contraste foi um grande choque para mim.
    (...)
    Por tudo isto, esta obra ficará na minha memória e aconselho vivamente a todos a leitura da mesma.
                                                                Rui Gonçalves


     Confesso que no início a obra não me interessou muito. O facto de estar escrita em português do brasil fez com que a sua leitura se tornasse mais difícil e pouco cativante. Mas, à medida que a história foi decorrendo, comecei a interessar-me cada vez mais.
Trata-se de uma história autobiográfica, o que me sensibilizou muito. A sua personagem principal, o Zezé, marcou-me muito pelo seu ponto de vista em relação a tudo. Apesar de ser ainda uma criança, conhecia todos os problemas com que, em todas as alturas da vida, a sua família se confrontava.
Vale a pena ler!
                                                            Alexandra Rafael


A obra O meu pé de laranja lima de José Mauro de Vasconcelos foi um livro que honestamente nos primeiros capítulos não me cativou. No entanto, com o decorrer da história, tudo rapidamente mudou e fiquei mesmo bastante emocionada com algumas passagens. Soube mais tarde que tinha sido baseada na infância do seu autor.
Incompreendido em casa, muito inteligente e interessado na escola, o narrador, Zezé, que pertence a uma família muito pobre, fala sobre um dos seus natais, um natal triste e sem presentes.
Recomendo o livro porque sei que vai marcar os leitores como foi o meu caso.
                                    
                                                                Mariana Rafael


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe