Eco Lógico
Pesquisa

Semana da Leitura
Por Ana Paula Neves (Professora), em 2013/04/03859 leram | 0 comentários | 204 gostam
A Semana da Leitura decorreu no nosso Agrupamento na última semana do 2.º período, de 11 a 15 de março.
Decorreu, de 11 a 15 de março, a 7.ª edição da Semana da Leitura, centrada na temática do MAR, pelo que o mote do nosso Agrupamento/Biblioteca Escolar foi “Navegar nos Livros". Na tentativa de promover o livro e desenvolver nos alunos o gosto pela leitura e a magia de ler, a Equipa da Biblioteca conseguiu envolver todos os ciclos de ensino, da Educação Pré-escolar ao 9.º ano, e pensou num conjunto de atividades a serem desenvolvidas e dinamizadas ao longo da semana para toda a comunidade escolar.
    A semana teve como atividade de abertura a atuação musical, com o tema "Conquistador", dos Da Vinci, protagonizado pela professora Cristina Guise e pelas alunas do 9.º ano, num ambiente acolhedor, alusivo ao mar/descobrimentos. O escritor Richard Towers assistiu à abertura e, de seguida, prosseguiu com três sessões sobre os seus livros-objeto. Nestas sessões, os alunos do terceiro ciclo leram alguns excertos dos seus livros, os quais o escritor acompanhou com guitarra.
    Ao longo da semana, contámos também com a presença de mais três escritores- Maria João Lopes, Miguel Borges e Alexandre Parafita- direcionados para o pré-escolar, primeiro e segundo ciclos, que interagiram com uma grande parte dos alunos do agrupamento e falaram acerca de si como escritores e dos seus livros. Os alunos também presentearam os escritores com histórias e quadras escritas por eles, teatros/dramatizações, declamações de poesias e diversas ilustrações das obras, os quais agradeceram e elogiaram o trabalho realizado com os alunos.
    Fomos ainda presenteados com horas do conto, teatro, dramatizações “A Menina do Mar”, uma cena do "Auto da Barca do Inferno", leitura expressiva de poesias em inglês e português, da “Nau Catrineta”, visualização do filme/projeção sobre o mar, os descobrimentos. Os alunos brindaram-nos ainda com a "Canção do Mar" de Dulce Pontes, canção do Titanic e com uma dança. Todos contribuíram para enriquecer a nossa Semana da Leitura.
    PARABÉNS aos artistas da EB2,3, da EB de Candoso S. Martinho, da EB nº1 de Pevidém, da EB de Eirinha, e da EB de Selho S. Cristovão, que colaboraram nesta Semana da Leitura e obrigada a todos os que assistiram e nos brindaram com o seu aplauso.
    O trabalho de docentes e alunos em prol da promoção da leitura, mais visível por estes dias, deixou muito orgulhosa a equipa da Biblioteca Escolar.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe