Eco Lógico
Pesquisa

Visita de estudo a Briteiros
Por Maria Andrade (Professora), em 2012/01/201277 leram | 0 comentários | 302 gostam
Visita de estudo a Briteiros: Museu de Cultura Castreja e Citânia
14 de dezembro de 2011! O dia acordou de sobrolho carregado, a chuva ameaçava cair… Às nove horas, os alunos do 5.º ano saíram da escola preparados para uma aventura em Briteiros – visitar o Museu de Cultura Castreja e a Citânia!
 Duas turmas iniciaram a visita pelo Museu, enquanto as outras duas principiaram pela Citânia. No Museu de Cultura Castreja ouviram com atenção o guia que lhes falou do arqueólogo Francisco Martins Sarmento, cuja memória está presente ao longo da exposição dos seus textos, das fotografias e dos objetos que lhe pertenceram.
Puderam observar também os materiais provenientes da Citânia de Briteiros e do Castro de Sabroso, destacando-se a “Pedra Formosa”, ex- libris da Sociedade Martins Sarmento.
Depois de um pequeno lanche, dirigiram-se ao alto do monte de S. Romão, para conhecer as ruínas de um importante povoado – a Citânia - habitado na Proto-história, há mais de 2000 anos e uma paisagem magnífica em seu redor. Aqui começou a aula de história ao ar livre e “ in loco ”. Os alunos ouviram com atenção o guia que lhes explicou como funcionava a vida dentro da Citânia e, ao mesmo tempo e de forma ordenada, foram colocando as suas dúvidas.
De seguida e com muito cuidado, os alunos subiram ao alto da Citânia, na metade nascente da área da Acrópole, onde puderam observar duas casas integralmente reconstruídas, segundo as ordens de Martins Sarmento.
A hora de voltar aproximava-se e os alunos foram descendo com cuidado, mas entusiasmadíssimos, pois o percurso era acidentado.
S. Pedro ouviu as nossas preces e a chuva só caiu quando já estávamos sãos e salvos na nossa escola.
  

                       O grupo disciplinar de História e Geografia de Portugal

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe