Eco Lógico
Pesquisa

SNOOPY e seus amigos!
Por António Silva (Leitor do Jornal), em 2014/03/312463 leram | 4 comentários | 239 gostam
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana"
Charles Darwin
Snoopy é um bonito cachorro de doces olhos castanhos e pelo macio, inocente, porque ainda não conheceu a crueldade humana, corre atrás de qualquer criança que dele se aproxime, com aquele ar brincalhão, afinal também ele é uma criança!
Snoopy apareceu, por acaso, no recinto da nossa escola, a sua meiguice depressa conquistou um grande número de alunos, principalmente os mais novos que rapidamente o adotaram.

Construíram uma casota para o Snoopy, dão-lhe comida, e não há intervalo em que o cachorro não seja procurado e por todos acarinhado.
A preocupação que têm para com o pequeno animal leva alguns a cobri-lo com os seus próprios agasalhos para que o Snoopy não tenha frio.

São estas atitudes altruístas, para com um ser indefeso, que todos demonstram ser crianças e jovens de bom coração, capazes de se preocuparem com a infelicidade alheia, mesmo tratando-se de um cachorro.
Como disse um filósofo: "Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais".

O Snoopy pode até ter um papel pedagógico, lembra-nos que devemos respeitar a natureza e os animais que nela habitam; ensina-nos o valor da amizade, por isso é chamado de "o melhor amigo do homem"; também nos ensina a sermos responsáveis, porque é necessário dar água e comida ao nosso amigo de quatro patas; pode até ser uma terapia e tornarmo-nos seres humanos mais justos, tolerantes e sensíveis ao mundo que nos rodeia, onde logicamente estão incluídos outros seres humanos. De forma simples ajuda-nos a respeitar o que é diferente de nós, mas que, de alguma forma, precisa de nós, e ao mesmo tempo, nos complementa.

Quando o observo faz-me recordar um outro cãozinho que é o protagonista de um conto de Miguel Torga na sua obra "Bichos", de seu nome Nero e que, no fim da sua vida, recorda o quanto tinha sido feliz. Espero que o Snoopy também seja.


Comentários
Por Gonçalo Silva (Aluno, 7º c), em 2014/04/02
lindo como sempre, nosso amigo para a vida!
Por Alice Guimarães (Professora), em 2014/04/02
Tão lindo! Parabéns a todos pela forma como acolheram o Snoopy. Penso que estará muito feliz.
Por Teresa Martins (Professora), em 2014/04/03
Depois de lermos mais um delicioso texto do Sr. António, alguém me perguntou se era escritor. De facto, não é, mas já tem seguramente alguns fãs que aguardam o próximo artigo.
Por António Silva (Leitor do Jornal), em 2014/04/04
Em nome de todos os amigos do Snoopy, quero aqui deixar o meu agradecimento pela oferta da Clínica Veterinária de Pevidém, na pessoa da Drª Marta, por ter oferecido a medicação para desparasitar o nosso amigo. Muito obrigado.

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe