Eco Lógico
Pesquisa

EVOCAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA NA 1ª. GUERRA
Por Teresa Martins (Professora), em 2016/10/311686 leram | 0 comentários | 949 gostam
No dia 18 de outubro deslocou-se à nossa Escola o Dr. Gil Morgado dos Santos, para connosco partilhar as vivências de seu avô como combatente da 1ª. Guerra Mundial.
Foi um testemunho comovente que pela sua originalidade, vivacidade e simplicidade constituiu um contributo marcante para que os nossos alunos tomassem conhecimento das condições da participação portuguesa na 1ª. Guerra Mundial, contados na primeira pessoa, encarnada neste caso pelo neto do combatente António Pereira dos Santos, que, na flor da vida se viu arrancado do seu modo de viver tradicional do Portugal rural, para, em terras longínquas ir servir e sofrer por causas que lhe eram completamente estranhas.
Felizmente que, em boa hora o Dr. Gil Santos e seu filho Gil Filipe Santos perceberam a importância do testemunho que tinham em mãos corporizado no diário do seu avô e bisavô respetivamente.
E, percebendo a qualidade desse tesouro o ousaram e souberem trabalhar e mais importante de tudo, colocar à disposição de todos aqueles que se interessam pelas coisas da História.
Assim percorrendo os vários estabelecimentos de ensino que os convidam, ajudam os docentes de história a trabalhar estes conteúdos de uma forma muito mais agradável.
Nada melhor para os nossos jovens alunos que uma “aula” deste tipo para os sensibilizar para estas problemáticas, para os ajudar a ter espírito crítico e capacidade de formação de opinião.
E, foi muito bonito ver o entusiasmo com que os nossos alunos receberam aquele “combatente” que penso, para eles, personificaria algo até aqui inatingível.
E podemos afirmar sem qualquer tipo de constrangimento que a prova ou provas do interesse dos nossos alunos se podem aferir pelo seu comportamento exemplar durante a sessão e ainda o facto de a esmagadora maioria deles se ter deslocado de propósito à Escola para assistir à sessão.
Num tempo em que tendemos a ver as coisas sempre pelo lado negativo, foi extraordinariamente gratificante verificar esse empenho dos alunos, corroborado pelo Dr. Gil Santos.
 
Professor: Manuel Barbosa

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe